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O processo de
Coaching, de forma estruturada, objetiva apoiar as pessoas a identificar e
atingir estados futuros desejados, acessando e desenvolvendo seus recursos
internos ou suas competências pessoais para alcançar os resultados pretendidos.
Para entendermos
melhor de que forma podemos trabalhar e potencializar as competências,
utilizaremos um conceito básico e usual de Competência: o CHA, estabelecido por
Durand (1998), que baseia a competência em três dimensões interdependentes –
conhecimentos, habilidades e atitudes.
Dessa forma, para dizer que uma pessoa possui uma determinada
competência, é necessário que ela possua conhecimentos sobre aquele determinado
tema, porém apenas isso não é suficiente. Ela precisa saber aplicar esses
conhecimentos em situações reais, ou seja, não apenas saber como fazer mas
também conseguir efetivamente fazê-lo. Ainda mais, para que o competente
consiga entregar um bom resultado, há que tomar iniciativas e ir além do que
for pré-determinado por outros, agindo com conhecimento de causa, confiança e
consistência.
E conforme os
estudos vão evoluindo, as competências humanas vão sendo mapeadas em diversos
tipos como competências essenciais, competências técnicas, competências
relacionais, competências emocionais, competências de suporte, competências de
gestão e tantas outras que vão sendo conceituadas!
E, ainda, os mais
recentes estudos efetuados com pessoas que conseguiram sucesso diferenciado em
diversas áreas da vida, ou seja, uma Alta Performance, identificaram que o grau
em que a pessoa consegue mostrar ou desempenhar as suas competências é
determinado em:
·
15% pelo seu
Conhecimento;
·
25% pelas suas
Habilidades;
·
60% pelas suas
Atitudes.
O importante aqui é
saber que, de forma análoga à que se utiliza para mapear e avaliar o domínio
das competências nas organizações e no ambiente de trabalho, também podemos
utilizar esses conceitos básicos no processo de Desenvolvimento Pessoal, onde as
competências desejadas serão mapeadas pela própria pessoa e a metodologia do
processo, bem como diversas ferramentas disponíveis, serão aplicadas no sentido
de avaliar o nível de entrega dessas competências, melhorá-lo quando necessário
e até mesmo para identificar e desenvolver novas competências. A intenção será sempre
de apoiar as pessoas a conhecerem mais e a melhor utilizar seus potenciais!