CONHEÇA MAIS NOS MENUS ACIMA

SIGA TAMBÉM NO FACEBOOK

O que não é Coaching


Para saber o que é o Coaching, pode ser interessante entender também o que não é Coaching. Porque algumas pessoas podem se confundir sobre os conceitos!

Coaching não é Terapia

Terapia é trabalhar com um cliente que procura alívio para sintomas físicos e psicológicos, que quer a cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia tende a se envolver mais com a compreensão e a trabalhar mais com experiências passadas, enquanto o Coaching foca na solução, no futuro e na ação. O Coaching não é remediativo, ele é generativo.

Coaching não é Treinamento

Treinamento visa adquirir conhecimento ou habilidade através do estudo ou ensino. O professor é um expert, que passa o conhecimento para o aluno, o professor sabe algo que o estudante não sabe. No Coaching o oposto é verdadeiro: o cliente é o expert e é ele quem tem as respostas, não o Coach.

Coaching não é Mentoring

Mentoring é quando um profissional com mais conhecimento e sabedoria, dá conselhos e funciona como modelo. O mentor é um “padrinho” com grande experiência para passar ao outro. O Coach não aconselha e não serve de modelo, ele serve apenas como facilitador para que o cliente obtenha o melhor de si mesmo!

Coaching não é Aconselhamento

Aconselhamento é trabalhar com um cliente que se sente desconfortável ou insatisfeito com sua vida, procurando direção e conselhos. O conselheiro trabalha de forma a remediar o problema do cliente. O Coach não vai dizer para o cliente o que fazer, nem dar palpites sobre suas decisões.

Coaching não é Consultoria

Um consultor oferece conhecimento e experiência e resolve problemas de negócios ou desenvolve o negócio como um todo ou de partes específicas. Os consultores somente indiretamente afetam as pessoas individualmente. É um perito contratado para dar conselhos, informações, avaliações e diagnósticos na sua área de expertise.